Skip to main content

A empresa adicionou medidas de integridade para garantir mais segurança à troca de mensagens realizada via app.

Visando sempre oferecer a melhor experiência de comunicação, a Meta atualizou a Política de Mensagens do WhatsApp Business adicionando medidas de integridade para garantir mais segurança à troca de mensagens realizada via app, entre usuários e empresas.

As principais mudanças acontecem nos processos de integração, criação, aplicação e envio de mensagens, inclusive via template, e têm como objetivo aumentar a fiscalização contra spams e golpes nas contas comerciais e no gerenciador de negócios do WhatsApp, ou seja: a Meta será implacável contra a prática de spams em seus aplicativos.

Qualquer comunicação não solicitada, correntes, esquemas de pirâmide ou conteúdo ilegal, que vá contra às políticas ou termos de serviços comerciais da Meta serão rejeitados, mesmo que inicialmente aprovados. Modelos de mensagens com altos níveis de feedback negativo também serão pausados, automaticamente, no gerenciador de negócios.

Por conta disso é muito importante produzir conteúdo de qualidade, que seja de interesse do seu público, de acordo com as preferências dele, para manter a estabilidade do seu canal no WhatsApp, seja de Atendimento ou Comunicação, e da sua conta de anúncios no Facebook, já que são funções interligadas.

Tudo isso intensifica questões que já vem sendo trabalhadas há algum tempo: mensagens enviadas precisam ser planejadas e executadas seguindo as melhores práticas de marketing, garantindo clareza e transparência na comunicação.

As mensagens via template para WhatsApp podem ser criadas diretamente na plataforma TalkAll Atendimento e, para que esses sejam liberados pela Meta e não sejam rejeitadas pelos usuários, devem seguir as boas práticas orientadas nas políticas do grupo e nas diretrizes da LGPD.

Orientações para criação de mensagens

Para ajudar, seguem algumas dicas para criação de conteúdos estratégicos, que dificilmente serão rejeitados pelos usuários ou não aprovados pela Meta.

  • Evite enviar mensagens abertas de boas-vindas ou introdutórias;
  • Antes do envio, revise e confira se está cumprindo os Termos de Serviço do WhatsApp;
  • Não compartilhe URLs de links com muitos caracteres aleatórios e sem menção à marca comercial: isso pode ser interpretado como phishing, que  é o nome dado ao crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, como senhas e número de cartões de crédito, por exemplo;
  • Sempre mencione, de forma clara, o nome da sua empresa, para reforçar a relação do conteúdo com o seu negócio;
  • Crie conteúdos que sejam personalizados e realmente úteis para o público;
  • Certifique-se de enviar mensagens informativas, otimizando o formato, evitando textos com muitos caracteres, imagens ou links em excesso;
  • Esteja atento à frequência das mensagens: não envie muitas mensagens no mesmo dia;
  • Garanta que as etapas de correção foram executadas: Erros de ortografia não são tolerados.

É de extrema importância ressaltar que as dicas citadas são baseadas nos próprios feedbacks enviados pelos usuários do app WhatsApp. Cabe a eles a decisão de receber ou não as mensagens enviadas por sua empresa, além de marcá-las como spam e até bloquear sua conta comercial. Essas orientações também se encaixam a outras formas de envio de mensagens via app, como as que acontecem via TalkAll Comunicação.

Por último

Mais uma vez o recado é reforçado pela Meta: Envie mensagens apenas para as pessoas que optaram por recebê-las. Garanta que o seu cliente esteja ciente de ter realizado o opt-in para receber suas mensagens. 

Se o envio de uma mensagem template for rejeitado, é possível abrir um ticket e pedir uma revisão, por meio do Gerenciador de Negócios. Porém, para evitar situações como essa, esteja atento à qualidade do conteúdo criado e enviado para aprovação. Se um modelo aprovado for desabilitado, ele poderá ser editado e reenviado.

Caso um usuário se sinta lesado por um conteúdo recebido de forma indevida, ele também poderá contestar entrando em contato com sua empresa ou abrindo um chamado diretamente com a Meta. Porém, esse tipo de situação pode ser evitada quando uma empresa segue as boas práticas de comunicação recomendadas pela Meta.

Se possíveis golpes forem detectados, ou se uma conta receber um número elevado de feedbacks negativos ou denúncias, devido a altos níveis de spam, a Meta poderá bloquear uma conta por até 3 dias para averiguação. Se nada for detectado, o canal será desbloqueado normalmente, porém, se houver qualquer indício de golpe ou uso indevido da conta, ela poderá ser desativada e bloqueada definitivamente. Os infratores reincidentes terão todas as contas existentes desativadas e serão impedidos de criar novos canais.

Desta forma, reforçar-se a necessidade de seguir as orientações da Meta é a melhor forma de garantir a qualidade da comunicação de sua empresa e a integridade de sua empresa, tanto frente ao WhatsApp, quanto aos seus clientes. O app veio realmente para facilitar a comunicação entre empresas e clientes e, por conta disso, algumas regras devem ser seguidas para não adotar uma postura invasiva e excessiva, levando sua empresa a ser mal vista no mercado.