Skip to main content

A partir de hoje, 1º de junho, está estabelecido o novo formato de categorização e precificação dos modelos de mensagens (templates) do WhatsApp API. Essa nova nova política de uso deve ser seguida pelas empresas que utilizam o WhatsApp para conversar com seus clientes a partir da plataforma TalkAll Atendimento.

Os robôs da Meta serão os responsáveis por identificar o contexto de cada mensagem enviada ou recebida, dentro das janelas de conversas do WhatsApp, intermediada pela TalkAll, e categorizá-las. Com isso, as cobranças serão feitas com valores diferenciados, dependendo do uso.

Desde 1º de abril os modelos vêm sendo atualizados para as novas categorias, de modo a cumprir as novas diretrizes para os modelos. Depois disso, foi possível fazer a análise e editar a categoria de um modelo de mensagem.

Ou seja, agora novos preços começaram a ser cobrados: As conversas serão cobradas pela categoria do seu modelo de mensagem.

Como era antes?

Antes todas as conversas eram divididas pelo gerenciador da plataforma em sessões de 24 horas.

Havia, então, apenas 2 categorias de conversa, ou modelos de mensagens, as iniciadas pela empresa (contato ativo), enviadas por um template de mensagem e as iniciadas pelo usuário (o seu cliente, o contato passivo). Neste caso, as empresas podiam enviar mensagens de formato livre, desde que estivessem dentro dessa janela de atendimento, sem cobranças adicionais.

As taxas de conversas iniciadas por empresas e por usuários variavam de acordo com o país ou a região. 

O que NÃO muda?

A sessão de conversa começa quando o atendimento da empresa envia a primeira mensagem ao cliente, seja em uma conversa iniciada por ela própria ou uma resposta enviada por causa de uma mensagem do cliente. A conversa só é cobrada a partir da primeira resposta da empresa.

Será possível continuar enviando mensagens nos formatos de texto, mídia (com imagem, vídeo, áudio, documento e figurinha), com contato, de localização, interativas (listas, botões Responder, bem como mensagens de produto único e multiproduto) e, os modelos de mensagem (template).

Como vai ficar?

Cada sessão tem apenas uma cobrança e isso permanece, não haverá mudanças nos tipos de mensagem que podem ser enviadas por meio da plataforma.

As novas categorias do WhatsApp API e os seus modelos de cobrança.

Autenticação: Iniciada pela empresa para autenticar usuários com senhas de uso único durante acesso e/ou login, incluindo registro de conta, recuperação de conta e desafios de integridade, sejam enviadas via robô, sistema ou via manual.

Exemplo: O código para autenticação da conta é TALKALL232387. O uso é exclusivo e pessoal.

O valor* de uma sessão de autenticação é de $ 0,0315 (centavos de dólar).

Utilidade: Também iniciadas pela empresa, estão atreladas a transações como notificações de venda, pós-vendas e extratos de cobrança recorrente para clientes que escolheram receber esse tipo de mensagem.

Exemplo: A transação no valor de R$450,00 reais foi realizada no seu cartão com final 2520.

O valor* de uma sessão de utilidade é de $ 0,0350 (centavos de dólar).

Marketing: Estas mensagens estão relacionadas à empresa, seus produtos ou serviços, com a inclusão de promoções ou ofertas, mensagens de boas-vindas e despedida; atualizações, convites, recomendações personalizadas, solicitações de respostas ou conclusão de transação. Uma conversa iniciada pela empresa, não classificada como autenticação ou utilidade, será enquadrada nesta categoria.

Exemplo: Obrigada por comprar com a gente! Utilize o código TALKALL23 para ganhar 20% de desconto no seu próximo pedido.

O valor* de uma sessão de marketing é de $ 0,0625 (centavos de dólar).

Serviço: São todas as conversas iniciadas pelos usuários e que geralmente estão associadas com dúvidas ou solicitações dos clientes. 

O valor* de uma sessão de serviço é de $ 0,0300 (centavos de dólar).

Outras informações importantes:

As conversas iniciadas a partir de anúncios do Facebook ou Instagram, que encaminham para o WhatsApp a conversa é caracterizada como Serviço e a janela será estendida para 72 horas. Elas continuam não sendo taxadas, porém os anúncios são cobrados.

Serão mantidas as 1.000 conversas gratuitas, mas somente iniciadas pelos usuários, não mais pelas empresas. Aquelas iniciadas pela empresa não serão mais incluídas.

As cobranças seguem os preços estabelecidos pelo WhatsApp – META de acordo com o país de origem dos clientes.

Para outras informações, acesse o link da Meta

*Todos os valores citados são estipulados e pagos diretamente ao WhatsApp-Meta. A TalkAll não possui qualquer participação nesses valores.