Skip to main content

A Meta vem anunciando, desde o início deste ano, diversas mudanças que ocorrerão nos modelos de cobranças do WhatsApp até o final do primeiro semestre.

Neste novo formato, a partir de 1º de abril, as conversas de 24 horas serão divididas em três novas categorias: utilidade, autenticação e marketing, já as iniciadas pelo usuário continuam como antes e serão chamadas de conversas de serviço.

Ou seja:

  • Quatro novas categorias de conversa estão valendo a partir de 1º de abril;
  • Elas serão identificadas como Utilidade, Autenticação, Marketing e Serviço;
  • Quando um modelo de mensagem for criado, será preciso selecionar uma das quatro categorias.

Como identificar cada uma dessas categorias?

Conversas de utilidade: vão facilitar uma solicitação, transação em andamento ou atualização específica, previamente autorizada, incluindo notificações pós-venda e extratos de faturas recorrentes.

Conversas de autenticação: irão habilitar empresas a autenticar usuários com senhas de uso único em várias etapas de processo de login, como verificação ou recuperação da conta.

Conversas de marketing: serão utilizadas para inclusão de promoções ou ofertas, atualizações de informações ou convites para clientes que responderem ou realizarem ações.

Importante: As conversas que não se enquadrarem nas categorias de utilidade ou autenticação serão consideradas de marketing.

A quarta categoria enquadra as conversas de serviço, identificada como qualquer conversa iniciada pelo usuário, como para resolver uma consulta do cliente.

Importante: O processo de cadastro e autorização das mensagens templates continua o mesmo.

Como as cobranças de conversa serão iniciadas?

As cobranças terão como base as categorias dos modelos. Quando um modelo é entregue, é aberta uma nova conversa e ocorre a cobrança relativa à categoria (a menos que a mensagem seja enviada em uma conversa existente da mesma categoria). Ex: Se um modelo de mensagem de marketing é entregue em uma conversa de utilidade já aberta, é iniciada uma nova conversa de marketing, ocorrendo a cobrança dessa categoria.

O envio de vários modelos da mesma categoria em uma conversa aberta não irá resultar em cobranças adicionais. Assim, uma empresa pode enviar diferentes modelos de mensagem de utilidade em uma conversa aberta desse tipo sem cobranças adicionais.

As conversas de serviço só serão iniciadas quando não houver janelas de conversas abertas e a empresa responder ao usuário com um formato livre de mensagem na janela de atendimento ao cliente de 24 horas. Caso a empresa envie uma mensagem ou uma resposta ao usuário com um modelo de mensagem na janela aberta da conversa de serviço, essa ação iniciará uma nova conversa com base na categoria do modelo.

As conversas com ponto de entrada gratuito são uma exceção. Durante essa janela, as empresas podem enviar vários modelos de mensagem de diferentes categorias sem abrir novas conversas.

Quais serão os valores das novas tarifas?

As tarifas de conversas iniciadas por empresas e por usuários variam de acordo com o país ou a região e a partir de 1º de junho de 2023 terão os seguintes custos. No Brasil, os valores praticados estão de acordo com a cotação do dólar.

Conversa de utilidade: $0.03;

Conversa de marketing: $0.06;

Conversa de autenticação: $0.03;

Conversa de serviços: $0.03.

Quais são as alterações que já estão valendo desde 1º de março de 2023?

Conversas com ponto de entrada gratuito.

As conversas não são cobradas quando um usuário entra em contato com a empresa usando um botão de chamada para ação em anúncios de clique para o WhatsApp ou em Páginas do Facebook.

Aumento do tempo da janela de conversa.

A partir de 1º de março, a janela de conversas gratuitas passou de 24 para 72 horas quando os usuários enviam mensagens para empresas usando como pontos de entrada os botões de anúncio, tanto do próprio WhatsApp, quanto do Facebook.

Quando uma conversa com ponto de entrada gratuito estiver aberta, nenhuma outra categoria será iniciada, mesmo se a empresa enviar um modelo de mensagem na janela.

Alterações previstas a partir de 1º de junho.

Após esta data, as conversas iniciadas pela empresa não serão mais incluídas no pacote gratuito de 1.000 conversas, ou seja, apenas as 1.000 interações iniciadas pelo usuário serão gratuitas. O limite de conversas gratuitas é restaurado a cada mês.

Como essas mudanças influenciam o atendimento prestado por sua empresa? 

Isso depende de como a sua empresa utiliza o WhatsApp para se comunicar com seus clientes. A maioria dos clientes TalkAll usa as mensagens templates para abrir a conversa, realizando o primeiro contato com o cliente, ou resgatar conversa anterior e desta forma, não haverá tanto impacto.

Em caso de dúvidas, acesse o site da Meta ou entre em contato com a nossa equipe.