Mudanças na tarifação do WhatsApp Business API
Dentre as inúmeras atualizações anunciadas pela Meta em 2022, a mais impactante para os usuários do aplicativo WhatsApp foi a mudança no sistema tarifário do serviço Business API, agora Cloud API.
No modelo usado anteriormente, o WhatsApp cobrava uma taxa quando a conversação era iniciada pela empresa. Já quando a conversa era iniciada pelo cliente, não havia essa cobrança. As trocas de mensagens ficavam liberadas de forma ilimitada durante a sessão de 24 horas.
O que mudou?
No novo modelo, as cobranças continuam sendo feitas por sessão de conversação com duração de 24 horas, porém o WhatsApp passou a tarifar por abertura de conversas, com taxas diferentes para conversas iniciadas por empresas ou por usuários.
A primeira forma de cobrança ocorre quando a empresa decide iniciar uma conversação com um usuário. Desta maneira, uma sessão tem início na entrega de uma mensagem feita pela empresa para seu usuário e fica liberada a troca de mensagens gratuitas a partir da resposta recebida até o limite de 24 horas, do início da sessão.
A segunda forma de cobrança ocorre quando a empresa recebe uma mensagem do usuário e a responde. É importante destacar que a cobrança só ocorre se a empresa ou o chatbot responder a conversa. Do contrário, não há qualquer tarifação.
Especificando
Neste novo processo de conversação o WhatsApp disponibiliza 1.000 sessões gratuitas por mês. Caso uma empresa ultrapasse essas 1.000 sessões gratuitas, é cobrado o valor de $0,03 (três centavos de dólar) + taxas por sessão iniciada pelo cliente e $0,05 (cinco centavos de dólar) + taxas por sessão iniciada pela empresa.
Uma sessão é uma conversa entre empresa e cliente. Assim que iniciada, durante 24 horas a troca de mensagens entre empresa e clientes é ilimitada. Os clientes TalkAll têm total controle sobre os valores a serem pagos, através do Gerenciador de Negócios do Facebook, onde deve ser cadastrado um cartão de crédito internacional para utilização do sistema.
Templates
A conversa iniciada pela empresa deve sempre ser iniciada por templates, que são modelos de mensagens pré definidas que o WhatsApp autoriza as empresas enviarem aos seus clientes sem que eles tenham iniciado uma conversa ou em ocasiões específicas, como uma retomada de contato.
O conteúdo das mensagens deve ser aprovado pelo WhatsApp – Meta, para garantir que esteja de acordo com a política da empresa, tanto que, por conta deste processo de aprovação, não é necessário que o usuário realize o opt-in.
Essa mudança amplia a atuação das empresas na comunicação com seu público-alvo, pois agora quem optar por ter uma conta Business API Oficial – WABA não precisa exigir o opt-in dos clientes.
Como já foi falado, neste novo formato de tarifação, as empresas terão 1.000 conversas gratuitas por mês. Somente após este volume, o preço de conversação por unidade de mensagem será aplicado.As conversas serão pagas conforme tabela disponível no próprio site do WhatsApp, mas alterações nos valores podem acontecer a qualquer momento.
Mesmo com mudanças significativas, o WhatsApp Inc reafirma o empenho em investir na geração de negócios.
A Talkall estará totalmente à disposição para esclarecer, dirimir qualquer dúvida sobre o tema e auxiliar em tudo que estiver ao nosso alcance, para que nossos clientes obtenham os melhores resultados.